quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Atividade 9 - Reflexão

O uso do blog durante o ano foi uma experiência muito agradável, porque além dos alunos se sentirem a vontade para publicarem as atividades, por estarem em um ambiente que conhecem bem (a internet), é muito mais interativo do que simplesmente entregar trabalhos manuscritos ao professor. É muito mais interessante interagir com os outros alunos com seus trabalhos postados do que cada um entregar seu trabalho e receber sua nota. A aprendizagem do aluno só tem a ganhar com essa ferramenta.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Atividade 8 - A Ciência do Viver Bem


Como já foi dito anteriormente, a atividade física é essencial no que diz respeito a nossa saúde, tanto física quanto psicológica. Embasado no texto, podemos refletir ainda mais sobre esse assunto, observando variadas maneiras de obter um melhor aproveitamento do nosso corpo, assim alcançando o tão almejado bem-estar. Coisas simples, como escutar música, ter amigos e não ver tanta televisão estão diretamente relacionadas com a nossa saúde, e não são atividades que requerem muito esforço, convenhamos. Fundamentado também na figura da atividade anterior (Atividade 7 - A "Pirâmide das Minhas Atividades"), concluímos que a atividade física não precisa ser
praticada com alta intensidade; apenas 25 minutos por dia são necessários para manter o metabolismo e o corpo funcionando bem.

Atividade 7 - A "Pirâmide das Minhas Atividades"

A partir da figura, podemos concluir que praticar exercícios físicos não requer que saiamos de casa, como muitas pessoas pensam. Tarefas simples, como caminhar, ou varrer a casa representam um importante exercício no dia-a-dia, que deve ser repetido com a maior frequência possível. Em relação aos exercícios aeróbios, é necessária a prática por apenas 25 minutos por dia. O que devemos fazer é deixar a preguiça de lado e deixar nossa saúde falar mais alto. A atividade física é um importante regulador da nossa saúde. Se passarmos o dia inteiro sentados, praticando o sedentarismo, tendemos a ter nossa saúde muito frágil. Tudo depende do que você quer para si mesmo. Você quer ser saudável ?